Esgotamento no trabalho (Burnout)
Você sofre de queixas de esgotamento, está sobrecarregado por estresse e sobrecarga de longo prazo e tem outros problemas psicológicos associados? Quando todos esses sintomas se apresentam e se relacionam com aspectos do seu trabalho, você pode estar com a Síndrome do esgotamento ou Burnout.
Burnout é uma reação ao estresse prolongado ou crônico no trabalho e é caracterizado por três dimensões principais: exaustão, cinismo (menor identificação com o trabalho) e sentimentos de capacidade profissional reduzida.
Simplificando, se você se sentir exausto, começar a odiar seu emprego e a sentir-se menos capaz no trabalho, você está mostrando sinais de esgotamento.
Todos nós temos que lidar com períodos em que experimentamos mais estresse do que o normal. Quando esse período dura muito tempo, seu corpo não se recupera mais da quantidade de estresse. Você está constantemente "ligado" e em modo de sobrevivência, com o resultado de ficar sobrecarregado e exausto. Pacientes com essas queixas têm menos confiança em suas habilidades pessoais do que antes.
Em primeiro lugar, teremos que investigar adequadamente, por meio de uma extensa triagem, o que está acontecendo. Nosso tratamento visa resgatar a saúde mental e a energia do paciente sobre o desenvolvimento de problemas e mudanças no funcionamento em diferentes níveis.
Embora o termo "burnout" sugira que possa ser uma condição permanente, é uma situação reversível. Um indivíduo que está se sentindo esgotado pode precisar fazer algumas mudanças em seu ambiente de trabalho.
Também pode ser útil desenvolver estratégias claras que o ajudem a gerenciar seu estresse. Estratégias de autocuidado, como ter uma dieta saudável, fazer muitos exercícios e adotar hábitos saudáveis de sono podem ajudar a reduzir alguns dos efeitos de um trabalho de estresse elevado.
As férias também podem oferecer algum alívio temporário, mas uma semana longe do escritório não será suficiente para ajudá-lo a vencer o esgotamento. Pausas programadas regularmente no trabalho, juntamente com exercícios diários de renovação, podem ser fundamentais para ajudá-lo a combater o esgotamento.
Associados a esses fatores, medicamentos que auxiliem o paciente nos casos de insônia, ansiedade e angústia podem auxiliar no enfrentamento da síndrome de Burnout. Uma equipe com médicos e psicólogos tem papel central nesse processo.