Como amenizar a ansiedade: 8 dicas úteis!
A ansiedade pode ser intensa quando nos sentimos sobrecarregados em nossas vidas diárias, quando passamos por dificuldades no trabalho, nos relacionamentos, na família, quando nos frustramos ou perdemos o controle de algumas situações. O que fazer com essa ansiedade? Aqui estão 8 dicas que você pode colocar em prática para aprender a amenizar a ansiedade.
Quando a ansiedade vira um problema?
Estar sob pressão é uma parte normal da vida. Isso ajuda você a agir, você sente mais energia e está focado em alcançar resultados, mas, caso você comece a perceber constantemente tensão, incapacidade de relaxar, pensamentos negativos, dificuldades no sono, alterações do apetite, nervosismo, é o momento de cuidar de maneira mais adequada da saúde mental, você pode ter um distúrbio de ansiedade. Saiba que este é um dos transtornos mentais mais comuns da atualidade.
Assim sendo, 9,3% da população é diagnosticada com um distúrbio de ansiedade no Brasil, ou seja, quase 20 milhões de pessoas. Isso representa um elevado impacto na qualidade de vida das pessoas, trazendo danos no trabalho, em relacionamentos, na faculdade, na família.
Quando prejuízos surgem na sua vida em decorrência da ansiedade, é momento de buscar ajuda especializada com psiquiatras e psicólogos. Além disso, existem várias medidas que podem amenizar a ansiedade! Neste sentido, quando os sintomas são identificados e tratados precocemente, o impacto do transtorno de ansiedade pode ser consideravelmente reduzido.
Como amenizar a ansiedade: 8 dicas úteis!
Todos conhecemos o sentimento de desconforto que a ansiedade produz, mas saiba que existem várias estratégias para enfrentá-la. As seguintes dicas podem lhe ajudar no processo de como amenizar a ansiedade!
1. Diga a alguém
Se você acha que tem mais ansiedade do que o normal, é importante conversar com alguém o mais rápido possível, como seu médico ou um membro da família, para que você não precise lidar com isso sozinho. Compartilhar seu sofrimento com pessoas próximas ou com profissionais capacitados, sentir-se ouvido e amparado pode melhorar muito sua qualidade de vida.
2. Pratique atividade física
O exercício é bom para o seu corpo e a sua mente. Neste sentido, o exercício regular melhorará seu humor, você dormirá melhor, terá mais energia. A OMS recomenda 150 minutos de atividade aeróbica por semana, ou seja, cinco dias com 30 minutos de exercício.
3. Coma bem
Consuma uma dieta equilibrada e saudável, incluindo muitas frutas e legumes frescos. Isso também é fundamental no processo de como amenizar a ansiedade. Da mesma forma, estimulantes como açúcar, cafeína, alguns suplementos e álcool só pioram os sentimentos de ansiedade e estresse. Comer alimentos ricos em gordura ou em carboidratos também afeta os níveis de açúcar no sangue, o que pode deixá-lo mais cansado.
4. Vá para fora
Há pesquisas que mostram que estar ao ar livre tem um efeito positivo em sua saúde mental, melhora sua auto-estima e sua saúde física, além de reduzir o isolamento social.
Por exemplo, você pode fazer jardinagem, esportes ao ar livre ou simplesmente passear no parque ou na floresta.
5. Pratique a atenção plena
A atenção plena (mindfulness) pode nos ajudar a entender melhor nossos pensamentos e sentimentos. Certamente é muito fácil ligar o piloto automático sem prestar atenção ao ambiente. Estudos mostram benefícios de práticas de meditação e atenção plena sobre a ansiedade, a depressão, o sono, a memória e a concentração.
6. Durma bem
Não dormir o suficiente afeta seu bem-estar e sua qualidade de vida. Televisores e smartphones estimulam o cérebro, dificultando o sono. Crie um espaço silencioso e evite usar televisão ou telefone antes de dormir. Realizar uma boa higiene do sono é fundamental para o equilíbrio emocional.
7. Busque ajuda on-line
Muitas pessoas que querem saber mais sobre como amenizar a ansiedade acham útil um fórum online, principalmente se não puderem confiar em amigos. Um fórum online também oferece a opção para procurar ajuda anonimamente, porque muitas pessoas têm vergonha de sua condição e sofrem de auto-estigma. Assim sendo, conversar com colegas sobre seus sintomas de ansiedade ajudará você a se recuperar.
8. Tenha válvulas de escape
Ter à disposição opções para relaxar é muito importante, pois podem aliviar a ansiedade e tirar o foco de sofrimento daquele momento. Meditação, conversas com amigos, cinema, séries de TV, esportes, fotografia, desenho, saídas ao ar livre, leitura, crochê, todos são possibilidades de atividade que promovem relaxamento. Encontre aquelas que melhor se adequam ao seu perfil. Isso pode evitar válvulas de escape ruins como a comida e as compras.
Finalmente, lembre-se de que o tratamento para ansiedade é composto de vários tipos de ajuda. Quanto mais diversificadas suas ferramentas, melhor será o resultado.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como amenizar a ansiedade, então, continue em nosso site e confira muito mais!