Comprar compulsivamente é doença: Sinais e perigos!
Comprar compulsivamente é doença? Essa é uma pergunta que muitos fazem atualmente. Neste sentido, você deve analisar se seu comportamento de compra depende de uma necessidade e respeita seu orçamento, ou você não resiste à tentação de comprar e gastar cada vez mais dinheiro!
Assim sendo, se você sente que as compras lhe dão uma certa satisfação e esquece o mundo ao seu redor, então, comprar compulsivamente é doença!
O comportamento de compra compulsivo foi inicialmente visto como uma condição feminina típica, mas, hoje podemos assumir com segurança que homens e mulheres são suscetíveis a esta doença. Portanto, para saber mais, confira o nosso artigo a seguir!
Comportamento compulsivo de compra!
Todos nós gostamos de fazer compras e estamos felizes em gastar dinheiro com coisas que gostaríamos de possuir, embora isso geralmente seja limitado a certas ocasiões, como casamento, aniversário, Natal e outras ocasiões festivas.
No entanto, muitas pessoas não conseguem parar de entrar em uma loja, comprando coisas quando realmente não têm nenhum motivo para fazer isso.
Essa forma de desejo compulsivo de compra foi reconhecida pela primeira vez como uma condição médica em 1915, na qual Emil Kraepelin identificou o comportamento de compra compulsiva como uma condição médica chamada oniomania.
Portanto, através deste termo, ficou atestado que comprar compulsivamente é doença! Entretanto, o termo oniomania não é usado popularmente, mas algumas algumas vezes as pessoas que sofrem com esse transtorno são taxadas negativamente de maníacas por compras, irresponsáveis, descontroladas.
De qualquer forma, a doença em relação ao comportamento de compras é considerada pelo mundo médico como um vício semelhante a qualquer outro vício clínico, como drogas, jogos de azar ou álcool.
No entanto, nas compras, o problema é menos provável de ser percebido e muitas vezes é ignorado pelo paciente. Normalmente, o paciente não se sentirá culpado até que certos limites sejam excedidos, como problemas financeiros resultantes do comportamento de compra.
Quais são os sinais?
Os seguintes sinais podem indicar que seu comportamento de compra não é mais o que deveria ser e que comprar compulsivamente é doença:
- Quando as compras não são planejadas ou quando elas não atendem mais a determinadas necessidades.
- Quando o desejo de comprar é causado pela solidão ou estresse ou para preencher um vazio emocional.
- Quando seus armários estão cheios de coisas que você nunca usa.
- Quando você experimenta satisfação inexplicável ao fazer compras.
- Quando você compra mais e mais coisas que você realmente não pode pagar.
- Quando você tenta esconder compras ou mentir sobre suas finanças.
- Quando relacionamentos de longo prazo com amigos e familiares ficam sob pressão como resultado do seu comportamento de compra.
- Quando você experimenta um sentimento de culpa ou vergonha depois das compras e tenta justificá-lo.
- Se você sentir sentimentos de ansiedade ou depressão quando não puder comprar.
Quais são os perigos de comprar compulsivamente?
Fazer compras pode se tornar uma obsessão quando ocorre um padrão crônico e repetitivo. Assim sendo, comprar compulsivamente é doença!
Uma pessoa normal conhece seus limites e evita compras se não couber dentro de um determinado orçamento.
No entanto, uma pessoa que sofre com esta doença tenta acumular dinheiro de todas as formas possíveis (cartão de crédito, empréstimo e até roubar) para atender às suas necessidades de compra. Deste modo, isso causa alguns danos, como:
· Dano social
O desejo de compra pode ter consequências prejudiciais em várias áreas. Muitas vezes, essas pessoas são tão obcecadas com a ideia de compras, que não conseguem mais se concentrar no trabalho, nos hobbies e nos relacionamentos interpessoais.
Eles experimentam sentimentos de ansiedade e depressão por gastar tanto dinheiro, o que afetará diretamente o desempenho escolar e profissional.
· Dano emocional
Compras e gastos estão associados a um sentimento de felicidade e poder, que se manifestará imediatamente após a atividade. No entanto, a culpa que se segue incentivará o paciente a comprar mais uma vez, para que ele possa experimentar o mesmo sentimento de felicidade.
Além disso, pesquisas mostram que pessoas que sofrem de desejos de compra têm maior probabilidade de sofrer alterações de humor ou distúrbios alimentares.
Como em qualquer dependência, a pessoa em questão, se torna dependente do sentimento de aliviar sentimentos negativos, que levam ao estresse e desconforto.
· Perda financeira
O desejo de compra geralmente é acompanhado por problemas financeiros. Os pacientes costumam usar dinheiro que realmente não possuem, como abrir uma linha de crédito ou dinheiro emprestado de terceiros.
Muitas vezes, esses problemas são descobertos apenas quando a dívida financeira já aumentou tanto que apenas uma mudança drástica no estilo de vida pode oferecer uma solução.
Existem outros transtornos que também se manisfestam com excesso de compras, por isso é importante uma avaliação psiquiátrica para assegurar um tratamento mais efetivo.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre comprar compulsivamente é doença, então, continue em nosso site e confira muito mais!