Como a meditação pode ajudar a sua saúde mental?
Muitas pessoas ouvem falar sobre a meditação e seus benefícios, mas acabam não sabendo que é uma prática praticada por anos por monges e seus discípulos!
A prática teve seu reconhecimento principalmente através do budismo e do hinduísmo. Desta forma, o povo indiano foi o primeiro a documentar essa prática milenar.
A prática de forma separada do âmbito religioso começou mais ou menos no século XX, através de estudiosos! Porém, dentro da saúde mental no ocidente a prática é considerada recente.
A meditação é baseada em conceitos bem simples de respiração e concentração por exemplo! Dessa forma já é reconhecida pela ciência como uma prática efetiva para o alívio do estresse, e com diversos benefícios para a saúde mental.
Em nosso artigo de hoje você vai entender melhor sobre como a meditação pode ajudar na saúde mental. Confira.
Meditação x estresse
A meditação vai proporcionar o reequilíbrio no sistema nervoso autônomo. Dessa forma, auxiliando as pessoas no relaxamento, e diminuindo os estresses que podem acontecer no dia a dia.
Isso é importante para a saúde mental, pois muitos problemas que acontecem como ansiedade, nervosismo, insônia, e afins, podem ser ocasionados pelo alto índice de estresse.
Quando o estresse é controlado, ou mesmo diminuído pela meditação, a pessoa consegue conviver melhor, fazendo com que o estresse não os afete de forma tão negativa.
Além disso o efeito positivo da meditação não dura somente enquanto a pessoa está meditando, mas sim depois das sessões. Para quem já se encontra em estado de estresse a meditação vai funcionar como um ‘’remédio’’.
Meditação x insônia
Sabemos que 1 a cada 5 pessoas sofrem de insônia. Infelizmente não dormir a noite pode trazer prejuízos para a saúde física, e também para a saúde mental, por isso é importante tratar.
A insônia pode vir do estresse, ou mesmo de distúrbios mentais, como é o caso da depressão!
Diversas pesquisas já relataram que práticas de relaxamento profundo, como a meditação, melhoram a quantidade e a qualidade do sono.
Dessa forma, praticando meditação de forma regular a pessoa consegue voltar a ter o sono normal, sem precisar de nenhuma ajuda medicamentosa para isso.
Meditação x depressão
Cada vez mais a meditação é uma prática reconhecida e eficaz para o tratamento das pessoas com depressão, podendo ser até mesmo tão eficaz quanto os antidepressivos, por exemplo.
Mas para que os efeitos possam ser vistos é necessário praticar a atividade de forma regular, e sempre associando a outros tratamentos, seja através de remédios ou psicoterapia.
A meditação vai funcionar como uma alternativa para que os depressivos consigam controlar melhor suas emoções. Além disso, os pacientes conseguem ver de forma mais efetiva o que pode estar desencadeando a depressão, mudando assim seu estilo de vida, e evitando esses gatilhos.
E para quem não tem depressão praticar a meditação pode evitar que a doença aconteça!
Meditação x ansiedade
A ansiedade é uma condição cada vez mais comum! E aqui temos o estado ansioso, e o transtorno de ansiedade, que são condições diferentes.
A meditação consegue auxiliar nos dois! Pois com os exercícios de respiração e relaxamento a pessoa volta a ter o pensamento racional, que muitas vezes não está presente na hora da crise, por exemplo.
E assim como na depressão, a pessoa ansiosa a partir da meditação consegue perceber o que pode desencadear a ansiedade, fazendo de tudo para evitar essas situações.
Dicas de como começar a meditar
Atualmente ficou fácil começar a meditação, isso porque existem diversos aplicativos que podem oferecer uma meditação guiada.
Além de todos os benefícios para a saúde mental, a meditação pode ser feita para acalmar!
E para começar isso você deve:
⦁ Pensar no objetivo que deseja alcançar através da prática de meditação (não importa o objetivo, não a certo ou errado);
⦁ Encontrar um lugar sem distrações;
⦁ Sentar em uma almofada ou cadeira de maneira correta;
⦁ Inspirar e expirar pelo nariz.
Quanto ao tempo, pode começar com 5 minutos e depois ir aumentando. O importante mesmo é tentar fazer com que a meditação faça parte da rotina!
Gostou de saber mais sobre meditação? Então continue em nosso artigo de hoje para conferir muito mais.