Pessoas com depressão em relacionamento: Como lidar com essa situação
Pessoas com depressão em relacionamentos podem enfrentar diversos problemas não só para si mesmas, mas também para com quem elas se relacionam.
Então, como lidar com essa situação que é tão complicada? Como pessoas próximas podem ajudar aquelas que sofrem com a depressão e estão em um relacionamento?
Isso tudo nós iremos mostrar, a partir de agora, nesse artigo completo a respeito desse tema que é extremamente complexo e pode ocasionar muitos distúrbios para ambos os lados.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.
Vamos lá!
O que é a depressão?
Antes de falar sobre as pessoas com depressão em relacionamentos, é preciso comentar sobre essa doença.
Por mais que muito se fale a respeito da depressão, a grande verdade é que há muitas pessoas que, de verdade, não sabem o que significa essa doença.
A depressão pode ser descrita como sendo uma doença psiquiátrica crônica (ou seja, que acompanha o paciente por toda a sua vida) e recorrente que ocasiona uma alteração de humor em quem sofre com ela.
Essa alteração de humor é caracterizada como uma tristeza profunda e que parece não ter fim, ao mesmo tempo em que é associada com outros sentimentos, tais como desesperança, amargura, baixa autoestima e culpa.
Quem sofre com a depressão também tende a apresentar dor, falta de prazer para realizar atividades que antes gostava, além de distúrbios do apetite e do sono, o que aprofunda ainda mais a doença.
Apenas para que você tenha uma noção de quão extensa é essa doença hoje no mundo, mais de 300 milhões de pessoas são acometidas por tipos e graus diferentes de depressão.
Esses números correspondem entre 3% e 5% de toda a população mundial, sendo que entre 9% e 15% desses pacientes que sofrem com a depressão estão internados e muitos outros são pacientes de ambulatórios.
Dessa forma, essa doença se demonstra devastadora na vida de um indivíduo, sendo que muitas pessoas que sofrem com ela são acometidas de forma constante por ideias suicidas, que podem ser pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio.
Uma pessoa com depressão pode sofrer com o humor deprimido por vários dias e até mesmo semanas, além de não terem perspectivas sobre o futuro ou sobre algo que possa solucionar o problema.
Sendo assim, fica a questão: como alguém com depressão, sofrendo com tudo isso, será em um relacionamento com outra pessoa?
Uma outra dúvida é sobre como alguém que se relaciona com uma pessoa com depressão pode lidar com toda essa situação.
Isso é o que nós veremos no próximo tópico!
Como a depressão afeta o indivíduo e seus relacionamentos
A depressão, não importa o grau da doença (se leve, moderada ou grave) é sempre incapacitante de alguma forma, ainda mais dependendo da duração dos sintomas.
Ao longo do desenvolvimento dessa doença, os sintomas depressivos que uma pessoa enfrenta tendem a provocar consequências que são extremamente complexas e desgastantes para ela e para todos com os quais se relaciona.
Um relacionamento em que uma das pessoas sofre com depressão tende a ser muito mais estressante, muito mais tenso e a ter muito mais conflitos, de forma geral, do que um relacionamento entre duas pessoas não depressivas.
Para se ter uma ideia, mais da metade das mulheres que sofrem com depressão reclamam, em terapias, de problemas bastante sérios que ocorrem dentro do casamento.
A depressão não interfere apenas nos relacionamentos amorosos, mas nos próprios relacionamentos familiares.
Quando uma pessoa começa a apresentar um quadro depressivo, isso tende a impactar diretamente sobre a família, que tende a se desestruturar muito.
Um dos maiores problemas, principalmente na vida a dois, é quando a pessoa não depressiva acredita que a depressão é falta de vontade, uma fraqueza da mente ou mesmo que é algo inventado.
Isso interfere diretamente na relação, já que a pessoa com depressão tende a ser desacreditada e a sentir-se abandonada pelo parceiro.
Os impactos de uma pessoa com depressão em relacionamentos na questão sexual
Um dos problemas mais citados com relação a como a depressão pode afetar um relacionamento a dois está na questão da sexualidade.
A depressão tende a ocasionar a perda da libido ou do desejo sexual, o que leva aquela pessoa depressiva a desinteressar-se pelo sexo, e à medida que ela não vai conseguindo sentir prazer ou vai apresentando uma maior disfunção sexual, isso pode agravar ainda mais o quadro.
A outra pessoa na relação, devido ao desinteresse sexual do parceiro e muitas vezes sem ter um quadro de depressão diagnosticado, pode acabar sentindo-se abandonada ou que está sendo traída.
Isso pode acabar ocasionando uma série de suspeitas e de brigas, que com o tempo podem ir minando o relacionamento.
Os problemas no lar com uma pessoa depressiva
A vida a dois com uma pessoa depressiva, principalmente dependendo de qual seja o grau da doença, pode ser marcada por muitos problemas, como constantes discussões e brigas.
Uma pessoa que sofre com a depressão tende a não sentir vontade ou prazer em nada, podendo ficar muitos dias deitada na cama sem que consiga dar um passo para levantar-se.
Quando não há uma compressão por parte do parceiro, as constantes mudanças de humor podem aumentar ainda mais os atritos.
A pessoa que sofre com depressão, por exemplo, mesmo quando faz um tratamento, pode não saber como irá acordar no dia seguinte ou o que poderá ocorrer durante o dia que vai causar uma reação negativa.
Sendo assim, ainda mais quando não há o diálogo entre as partes, a relação a dois pode ser extremamente complicada quando uma das pessoas é depressiva.
Como lidar com uma pessoa depressiva?
Até o momento, mostramos como pode ser difícil a vida para uma pessoa depressiva em termos de relacionamento, tanto familiares, quanto a dois, principalmente.
Quem está lidando com pessoas com depressão em relacionamento precisa entender que também é preciso saber como agir e tentar ajudar o outro.
Quando uma pessoa tenta compreender as manifestações da doença e o transtorno depressivo de forma geral, então ela fica muito mais aberta para não só entender o outro lado, como também a ajudar o outro da melhor forma.
É preciso sempre tentar evitar o julgamento, principalmente devido à depressão ser uma doença estigmatizada e que ainda é rodeada de preconceitos.
Outro ponto importante é que é preciso que a pessoa saiba agir com afetividade com quem sofre com a depressão.
Mesmo nos casos mais leves da doença, sintomas como irritabilidade, desânimo, agressividade, falta de interesse e tristeza são bastante comuns.
Aí é que entra a importância de tratar com afetividade aquela pessoa que está passando por uma crise ou que enfrenta episódios constantes dessa doença.
Fazer isso ajuda muito a minimizar as dores da pessoa com depressão, além de sensibilizar ambos os lados e tornar o enfrentamento dessa doença tão grave ainda mais leve.
Estimular as atividades em conjunto é essencial
Essa é uma dica importante que vale tanto para um relacionamento a dois como também para relacionamentos em família.
As pessoas com depressão, como dito, tendem a sofrer bastante com o desânimo e com a falta de interesse, o que pode levá-las a ficarem por dias em uma cama sem que consigam levantar.
Nesse momento, estar presente e estimular a realização de atividades em conjunto pode ajudar essa pessoa a sentir um pouco mais de motivação, não importa qual tarefa seja, como caminhar ou fazer alguma coisa em casa.
Atividades físicas e atividades de lazer, aliás, podem ajudar muito a amenizar os sintomas da depressão, por isso é sempre importante o estímulo delas.
Estimule a pessoa a procurar e a continuar o tratamento
Ainda por falar no estímulo a uma pessoa com depressão em relacionamento, estimular ela a procurar ajuda e a continuar o tratamento quando ela pensar em desistir faz toda a diferença.
Uma dica é acompanhar a pessoa até a terapia e estar lá no momento em que ela sair, o que irá mostrar como você se preocupa e como deseja ajudá-la a superar esses momentos que podem parecer extremamente difíceis para alguém com depressão.
São esses pequenos gestos que ajudam a melhorar a vida de uma pessoa com depressão em um relacionamento e que irão fazê-la sentir-se melhor de forma geral.
Conclusão
Como você viu, pessoas com depressão que estão em um relacionamento podem acabar tendo enormes problemas, devido ao próprio quadro e aos sintomas da doença, que tendem a afetar a vida a dois e mesmo em família.
Neste texto, mostramos como pode ser difícil para alguém com depressão estar em um relacionamento, além também de mostrar como você pode ajudar alguém com quem se relaciona e é depressivo a enfrentar cada dia melhor.
Gostou do artigo de hoje sobre como lidar com pessoas com depressão em relacionamento?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.